Projeto para criação do espaço HUB no campus da Universidade de Ribeirão Preto
Criação de espaço/ponto de encontro no campus da Universidade de Ribeirão Preto
Projeto para adequação das instalações do espaço de brincar e transformação do
Projeto de reforma da sala dos professores do campus da Universidade de Ribeirão Preto
A estante MA foi projetada com o objetivo de guardar e expor de maneira primorosa, a coleção de máquinas fotográficas do cliente. Ao mesmo tempo, deveria ter desenho que integrasse a sala de TV e a sala de estar.
Para que a coleção de máquinas fotográficas fosse ressaltada através da estante, foi realizada a instalação de trilho de iluminação focal, que direcionasse o olhar do visitante para a beleza dos equipamentos em exposição.
A materialidade da estante foi pensada de maneira a respeitar os tons de madeira existentes nos espaços compartilhados, estrutura em ferro e nichos específicos em MDF branco, que equilibram o conjunto de cores do móvel.
A estante MA foi projetada com o objetivo de guardar e expor de maneira primorosa, a coleção de máquinas fotográficas do cliente. Ao mesmo tempo, deveria ter desenho que integrasse a sala de TV e a sala de estar.
Para que a coleção de máquinas fotográficas fosse ressaltada através da estante, foi realizada a instalação de trilho de iluminação focal, que direcionasse o olhar do visitante para a beleza dos equipamentos em exposição.
A materialidade da estante foi pensada de maneira a respeitar os tons de madeira existentes nos espaços compartilhados, estrutura em ferro e nichos específicos em MDF branco, que equilibram o conjunto de cores do móvel.
Sala de jantar com jogo de planos formando as sancas em gesso e uso de “boiserie” nas paredes, criando uma alusão clássica em contrapartida de elementos contemporâneos mais ortogonais.
A cozinha já possuía armários planejados, o projeto consistiu em trazer para o ambiente uma parede com pastilhas 2,5×2,5cm em tons de rosa, criando um ambiente mais feminino, conforme solicitação da cliente. O tom rosado da parede evidenciou a cor branca dos armários e eletrodomésticos.
A estante da sala de estar foi totalmente projetada por Edson Salerno Junior, especialmente para este apartamento. O móvel integra a sala de estar com a de jantar, criando espaços de armazenamento e para a fixação da TV.
Vista da sala de estar através da sala de jantar. A integração espacial foi um aspecto relevante neste projeto. Elementos clássicos e contemporâneos convivem em plena harmonia.
Vista da sala de estar e cozinha deste apartamento de 32 metros quadrados, localizado no bairro da República na cidade de São Paulo – SP. O projeto buscou elementos do estado do Maranhão, local de nascença do cliente. Elementos arquitetônicos e a materialidade foram pensados nos azulejos e no cordel.
Vista da cozinha que, de maneira compacta, trouxe armários e bancadas adaptadas às necessidades do cliente. Devido ao espaço reduzido, a maximização do uso espacial foi fator determinante para este projeto.
Vista do dormitório do apartamento, que é integrado ao restante da residência. O espaço de dormir se conecta com uma bancada de trabalho e com a sala de estar.
Vista do banheiro do apartamento. O projeto trouxe uma combinação de azulejos brancos e azuis, inspirados nos lençóis maranhenses e uma parede com azulejos que remetem às construções holandesas.
Vista 3D da fachada desta residência projetada para o condomínio Alphaville 3, na cidade de Ribeirão Preto – SP. O projeto apresenta características de arquitetura neoclássica, conforme solicitação dos clientes, mesclando com elementos mais contemporâneos.
A vista posterior do projeto apresenta uma fachada mais contemporânea com o uso de planos de vidro amplos que levam ao interior do projeto iluminação e ventilação natural. Pode-se observar também a área da piscina na parte inferior da imagem.
Vista da entrada principal da residência, onde podem ser observados os planos de vidro que compõem as aberturas e o grande terraço no pavimento superior. A estrutura foi pensada de tal modo que o térreo pudesse oferecer um amplo vão livre para as reuniões familiares.
A escadaria deste projeto foi pensada para trazer um charme para o interior da residência. A circulação vertical em formato de “U” e estrutura “espinha de peixe” em concreto aparente oferecem uma atmosfera contemporânea, desejada pelos clientes.
A escadaria é aberta para que seja possível trazer ao ambiente térreo a iluminação natural, um importante elemento sustentável. Pode-se observar também um mirante localizado no pavimento superior, na cor vermelha, que trabalha como elemento surpresa no ambiente e permite aos moradores uma comunicação entre os dois pavimentos, aliado ao pé-direito duplo.
A integração entre os ambientes foi um elemento projetual fundamental nesta residência que garantiu uma amplitude visual e sensorial. A experiência e vivência destes espaços interligados produz nos usuários da residência um bem-estar e garante iluminação e ventilação natural em sua totalidade.
A suíte master, por solicitação dos clientes, foi pensada de maneira aberta, sem paredes dividindo dormitório, closet e banheiro. As delimitações espaciais foram determinadas pelo mobiliário e paginação de piso diferenciada. A sensação de amplitude impera no espaço.
A área de lazer foi totalmente reformulada. O projeto trouxe ao espaço forno e fogão à lenha e balcão ilha. O desafio neste espaço foi trazer uma pedra de granito sem emendas, a fim de oferecer uma sensação de continuidade visual no elemento central do espaço.
Vista 3D da edificação de lazer da residência RR, que abriga a piscina coberta e garagem. A piscina coberta tem uma característica multifuncional, podendo se transformar em espaço para festas da família.
Vista da garagem coberta com espaço para 6 vagas amplas para veículos de pequeno e médio porte. O acesso para a garagem se dá por meio de circulação vertical que conecta-se com a piscina coberta e com o corpo principal da residência.
Vista da fachada da residência RR. O cliente desejava uma fachada com traços de vila italiana, o que justifica a presença da arcada.
Vista da entrada principal da residência RR. Devido à inclinação do terreno, foi necessário criar taludes e muros de arrimo que, tomando partido destes elementos, trouxeram uma elegância ao projeto.
Vista 3D aérea do projeto onde pode-se observar o corpo principal da residência (parte inferior da imagem) e a edificação que abriga a piscina coberta e a garagem. É possível compreender nesta imagem como se configuraram os acessos sociais e de serviços.